Pular para o conteúdo

GPO – 11 anos de existência

GPO – 11 anos de existência

Hoje, dia 18 de Julho de 2012, o GPO (Grupo de Profissionais Oracle) completa 11 anos de existência. Atualmente tenho consciência de que isso é realmente um feito, pois mesmo portais profissionais, com grandes equipes e estrutura, dificilmente chegam a uma marca como essa.

Não foi uma tarefa fácil. O GPO teve seus altos e baixos. Passou por momentos de popularidade tão alta, que eu sozinho tinha dificuldade em manter as expectativas que os usuários sempre tiveram em relação ao nosso portal. Foram realmente dias difíceis, onde a euforia de se ter o dever cumprido, muitas vezes se confundia com a frustração em não dar conta de todo esse trabalho. Outros momentos foram negros, inertes, onde o GPO passou por 3 anos completamente ausente de novidades e onde um dia eu encarei o triste fato de decidir se puxava ou não o fio da tomada. Eu estava passando pela pior fase da minha vida e não tinha mais forças para levar esse projeto que tem o peso imensurável da responsabilidade com a comunidade.

Foi nesse momento que senti a força dela. O GPO simplesmente se recusava a morrer. As informações continuavam a ser compartilhadas, mesmo o portal sendo tão antigo e arcaico.

Os pageviews continuavam a subir apesar de tudo. Todos os indicadores estavam em ascensão apesar do moribundo portal se encontrar em contagem regressiva para o seu fim.

Foi nesse momento que eu me lembrei do verdadeiro motivo pelo qual criei o GPO.

Tive o prazer de acompanhar meninos e meninas curiosos se transformarem em profissionais dedicados e com carreiras de sucesso. Acompanhei a evolução de cada um em sua luta em um mundo que pouco perdoa os erros.

Tive o privilégio de receber centenas de e-mails de agradecimento, mostrando o quanto o nosso trabalho foi importante para que a vida deles fosse transformada. Pessoas que conseguiram empregos, promoções, ascensão profissional e tantos outros benefícios que foram creditados ao GPO.

Esses anônimos que nunca me conheceram. Pessoas no qual eu nunca tive o prazer de sequer apertar suas mãos e parabeniza-los pelos seus feitos, me relatando suas histórias como velhos amigos de infância.

Os relatos continuam mesmo agora, em uma época em que a informação é de fácil acesso e que não necessariamente um portal como o GPO, seja considerado uma biblioteca de Alexandria. Cenário completamente diferente de quando ele foi criado, pois não havia muita informação em português sobre Oracle naqueles primórdios da internet Brasileira.

A lição mais importante dada a esse velho lobo do mar virtual, foi a constatação de que essas pessoas, ou melhor, PROFISSIONAIS de Tecnologia, repassam o conceito no qual o GPO foi fundado que é o COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES, a UNIVERSALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO !

Seus blogs, páginas pessoais, listas de discussão, e-mails de respostas romperam com o silêncio que há tanto tempo se mantinha na comunicação “interprofissional”. O Profissional não só é reconhecido mais pelo seu conhecimento guardado a 7 chaves, e sim ao que distribui e compartilha aos seus correligionários de profissão. Sua relação com as comunidades muitas vezes é preponderante na conquista de uma vaga desejada.

Hoje posso dizer que o batido bordão do Capitão Nascimento é simplesmente perfeito para representar o que sinto. “Missão dada, é missão cumprida !”

Só que minha missão, a nossa missão ainda não foi concluída. Eu sempre utilizo “nós”, “nossa”, por que o GPO não foi feito apenas por mim, e sim por cada um que escreveu nos blogs, no fórum, nos diversos artigos ou em opiniões enviadas por e-mail.

O GPO foi criado pela comunidade Oracle no Brasil ! Eu apenas dei o pontapé inicial !

Há muito ainda o que ser feito ! O GPO agora não conta apenas comigo, mas sim com uma equipe que será apresentada da maneira adequada no momento certo a todos vocês. E é claro, conto também com essa comunidade fiel e disposta a esse trabalho.

Muitas novidades ainda estão por vir ! Em breve !

Para finalizar, fica apenas o meu compromisso de que o GPO (Grupo de Profissionais Oracle) se tornará uma comunidade cada vez mais parecida com as expectativas de todos que fazem parte dela.

Vida longa ao GPO !

Willians
Fundador do GPO (Grupo de Profissionais Oracle)

 

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 28

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress