Pular para o conteúdo

GUOB Tech Day 2014: O principal evento de tecnologia Oracle no Brasil

GUOB Tech Day 2014

Nesse dia 02 de Agosto de 2014 ocorreu o GUOB Tech Day 2014. Foram mais de 30 apresentações com os seguintes temas: DBA, Desenvolvimento, Business Intelligence, Oracle E-Business Suite e Oracle Application Express. Todos apresentados pelos mais representativos expoentes da tecnologia Oracle.

Como em todo ano, nós do GPO (Grupo de Profissionais Oracle) fomos ao GUOB Tech Day 2014 e vamos contar um pouco sobre tudo o que aconteceu lá. Esse artigo conta com a colaboração de Bruno Reis, que nos ajudou a cobrir o evento.

Continuando o relato, figuras conhecidas no evento como Francisco Munoz, Dana Singleterry apresentavam as suas palestras, mas o grande diferencial desse ano foi a grande participação de profissionais brasileiros no evento. Isso mostra que finalmente o nossos grandes profissionais estão “saindo do armário” e se expondo no grande cenário Oracle.

Nossos articulistas Rodrigo Mufalani, Alex Zaballa e Fábio Prado estavam entre os palestrantes, que também contaram com Wagner Bianchi (quase convencendo ele a se tornar nosso articulista) , Bruno Borges (outro velho conhecido do evento)  e Fernando Ribeiro no time dos brazucas.

Relato

Chegamos um pouco antes dás 8:00. O credenciamento tinha iniciado pontualmente ás 7:30. Nos identificamos rapidamente e fomos andar um pouco para tirar fotos. Logo, caras conhecidas no eventos Oracle começaram a aparecer. Se eu fosse citar todos, teria que dedicar algumas páginas para descrever esses encontros. Foi ótimo encontrá-los lá e espero poder manter contato por mais do que uma vez por ano com eles.

Três desses encontros eu gostaria de citar: Eduardo Legatti (também nosso articulista), no qual após tantos anos eu finalmente encontrei pessoalmente. Wagner Bianchi e Alex Zaballa. Foi muito gratificante finalmente conhecer a todos pessoalmente.

Voltando ao relato, ás 8:35 se deu início a abertura, e com a palavra Eduardo Hahn, presidente do GUOB. Eduardo fez questão de enfatizar a grande força que a comunidade Oracle no Brasil tem ganhado, e também sobre a relevância que o GUOB Tech Day tem mostrado no cenário mundial de eventos (LA Tour). Tenho certeza de que todos concordam que o GUOB Tech Day se tornou o principal evento no Brasil sobre tecnologia Oracle, senão da Améria Latina, ouso dizer.

Eduardo fez questão de agradecer ao apoio da comunidade (profissionais,blogueiros,portais de tecnologia,etc..) pela divulgação.

Logo após, Fernando Munoz (presidente da LAOUC) noticiou a criação da revista Oracle Mania, publicação da LAOUC que será trimestral e terá versão também em português.

No próximo bloco foi a vez de Pablo Ciccarello da OTN Latin America apresentar algumas informações sobre a importância da América Latina para Oracle, inclusive pelo fato de sermos a única região (América Latina) que possui segmentação exclusiva na OTN. Outro detalhe importante foram os dados apresentados sobre o público da OTN Latin America, e nós brasileiros já somos os primeiros nesse quesito.Pablo também explicou sobre a importância do Oracle ACE Program e o grande crescimento dos profissionais da América Latina com esse título.

Palestras

Infelizmente não conseguimos cobrir todas as palestras devido ao número de palestras simultâneas (ano que vem nos prepararemos melhor), mas um boa parcela delas pode ser acompanhada e iremos relatar aqui.

TEMA: MAKING MAGIC WITH ORACLE

PALESTRANTE: FRANCISCO MUÑOZ

Francisco Muñoz palestrou em um excelente português, proporcionado pelo tempo de moradia no Brasil. Em sua palestra o mesmo abordou assuntos como DBMS_ADVANCED_REWRITE, que é uma DBMS que proporciona ao DBA rescrever consultas e com isso, foi abordado o uso sobre este pacote com Bind Variables (Doc ID 392214.1) . Além disso, Muñoz apresentou assuntos como Data Masking, reiterando a importãncia de proteger os dados sensí­veis em ambientes de banco de dados, apresentando as duas formas de fazer : 1) OEM/GRID CONTROL e 2) DATA PUMP e suas funcionalidades. No entanto, além dos temas técnicos,foi apresentado a  revista Oracle Mania (http://oraclemania.ning.com/), que é uma revista gratuita da comunidade Oracle da América Latina para a comunidade Oracle. Nesta revista, serão apresentado artigos sobre os diversos temas relacionados a tecnologia Oracle.

TEMA: WHAT´S NEW AND NOTEWORTHY PN CAF, COHERENCE AND WEBLOGIC 12.1.3

PALESTRANTE: BRUNO BORGES

Bruno Borges apresentou as novidades da versão 12.1.3 do Weblogic e Coherence. Além de explicar que o produto agora está totalmente integrado ao Netbeans e ao Eclipse. Além de  suporte completo ao Multitenant. Também explicou sobre a facilidade de se fazer o upgrade da versão 11 para 12. Bruno citou o fato de que não é mais necessário se ter o weblogic instalado localmente para a utilização do Marven e o suporte a Jersey 2.5 para set event.

TEMA: ORACLE EBS RELEASE 12.2 FROM A-Z. REAL EXPERIENCE OF A TECHNICAL UPGRADE

PALESTRANTE: GUSTAVO GONZALES

Gustavo Gonzalez apresentou sobre os mapas de migração de versões anteriores do EBS para a versão 12.2. Avisou aos incautos que o suporte a versão 12.0.x acabará em Janeiro de 2015. Explicou sobre o online patching (salvem suas customizações no core !!) e a possibilidade criação de um filesystem separado para testes com o ambiente já migrado.

TEMA: MYSQL CLUSTER 7.3, UMA SOLUÇÃO COMPLETA

PALESTRANTE: WAGNER BIANCHI

Wagner Bianchi apresentou sobre o MySQL Cluster 7.3 e todas as suas funcionalidades. Passando por tópicos como Arquitetura, Configuração, Backup & Restore e Replicação entre tantos outros. Tudo isso com exemplos muito bem detalhados.

TEMA: TAKING ORACLE BUSINESS INTELLIGENCE MOBILE

PALESTRANTE: EDWARD ROSKE

Edward Roske praticamente eu uma aula de história sobre os primeiros aplicativos de BI da Oracle utilizados nos aparelhos com iOS e Android. Desde as diferenças de concepção e funcionalidades que existiam, até as aplicações atuais que utilizam a mesma tecnologia em ambas as plataformas e mesmas funcionalidades.

TEMA: THE AMAZING ORACLE APPLICATION EXPRESS 5.0

PALESTRANTE: DAVID PEAKE

David Peake apresentou o Application Express 5.0 (Apex) e todas as funcionalidades do Early Adopt 2. Novas funcionalidades, melhor integração com JQuery e demonstrações ao vivo de criação simplificadas de aplicações. Com certeza o APEX 5.0 atrairá mais atenções nos próximos meses.

TEMA: HOW TO BECOME AN ORACLE CERTIFIED MASTER

PALESTRANTE: ALEX ZABALLA

Alex Zaballa palestrou sobre a certificação Oracle Certified Master (OCM). Com isso,  apresentou o caminho para se tornar um profissional desse seleto grupo com a credencial OCM, explicando sobre o ambiente (Orale Linux 5.4 -32 bit, Oracle Enterprise Manager 11G Grid e Oracle Database 11g 11.2.0.3.0 (32 bit)) utilizado durante a prova e apresentando um valor aproximado do custo para a realização em outros paí­ses. A dica do palestrante para ter êxito no teste foi “Pratique, pratique e pratique!”. Além disso, Zaballa deixou bem claro que quem pensa um dia se tornar um OCM nãoo deve realizar as provas anteriores com Test King.

TEMA: ASM SECRETS

PALESTRANTE: DEIBY GÓMEZ

Com a palestra ASM SECRETS, Deiby Gómez apresentou algumas funcionalidades do ASM , recuperação de blocos utilizando, caracterí­sticas novas no Oracle 12c e alguns cuidados que devemos tomar quando se realizar a migração de File system para ASM, como por exemplo, aumentar a SGA.

TEMA: HITCHHIKER’S GUIDE TO ORACLE DATABASE UPGRADE

PALESTRANTE: ROY SWONGER

Roy Swonger apresentou as caracterí­sticas de execução de Upgrade de banco de dados para o 12c e no próprio 12c. Com isso, o mesmo apresentou algumas funcionalidades que demonstram a queda do tempo de indisponibilidade da atual versão para as anteriores, chegando até a 40% em alguns casos. Todo o material apresentado por Swonger, segundo o mesmo, está disponibilizado no Oracle blogs através do link a seguir: https://blogs.oracle.com/UPGRADE/entry/welcome_to_the_oracle_database

TEMA: IT´S ALL ABOUT THE USER EXPERIENCE

PALESTRANTE: GUSTAVO GONZALEZ

Gustavo Gonzalez apresentou as novidades que estarão disponíveis na release 12.2.3 do E-Business Suite da Oracle. As principais são sobre uma total reformulação da user interface da aplicação, que sofrerá mudanças drásticas.

TEMA: SQL TUNING

PALESTRANTE: RODRIGO MUFALANI

Rodrigo Mufalani apresentou alguns assuntos de Tuning em SQL como anállises utilizando Explain Plan , conversão de SQL ID para HASH_Value e o  Cost Based Optimization (CBO) do Oracle. No CBO,  que baseia suas decisões no custo para fazer os usuários poderem executar suas operações da melhor maneira possí­vel, através do melhor plano, Mufalani demonstrou que nem sempre isto é verdade. Este fato acontece devido o CBO ter influência direta de parâmetros do ambiente, ele também demonstrou que Histogramas auxiliam o CBO. Além disso, apresentou que Bind Variables representam redução de recursos (CPU e memória) quando utilizadas. Mufalani também falou sobre Index Bitmap indicadas para tabelas que não são atualizadas e reinterou cuidado com uso de hints.

TEMA: DEVELOPING WEB AND MOBILE DASHBOARDS WITH ORACLE ADF

PALESTRANTE: DANA SINGLETERRY

O ADF tem atraído cada vez mais a atenção de desenvolvedores da plataforma Oracle, e nessa palestra Dana Singleterry mostrou em tempo real a facilidade da criação de dashboards complexos com o ADF.

TEMA: GETTING STARTED WITH DATABASE AS A SERVICE WITH EM 12C

PALESTRANTE: GUSTAVO R.ANTUNEZ

Antunez apresentou o Multitenant Architecture do OEM/12C, explicando  a arquitetura do mesmo com a nova arquitetura do 12C com o CDB e o PDB.

TEMA: TURBO MOBILE DEVELOPMENT WITH ORACLE APPLICATION EXPRESS 5.0

PALESTRANTE: DAVID PEAKE

David Peake retorna com o Application Express 5.0 (APEX) Early Adopt 2 para demonstrar as facilidades de se desenvolver aplicações para dispositivos móveis de maneira simples e inteligente com a ferramenta.

TEMA: PERFORMANCE TUNING: Por onde começar , o que  por que fazer?

PALESTRANTE: FÁBIO PRADO

Fábio Prado começou em sua palestra explicando o que é Tuning e a importância de se escrever a palavra corretamente e não com 2 n’s (tunning) , para não haver descrédito do profissional. Após isso, Prado mostrou o impacto de uma má configuração de parâmetros no Sistema Operacional e o impacto disso na performance do banco de dados através de um estudo comparativo entre dois ambientes com a mesma tecnologia, porém um com mais recursos que o outro. Fábio também demonstrou sobre os problemas mais frequentes de Tuning em banco de dados.

TEMA: 12C BACKUP & RECOVERY – WHAT IS NEW ?

PALESTRANTE: FRANCISCO MUÑOZ

Muñoz nessa apresentação demonstrou a ideia de consolidação de dados do novo 12c e os métodos de Restore e Recover que serão possí­veis somente quando se está conectado no container. Além da novidade  do privilégio de  SYSBACKUP para Backup e Recover ( desc V$PWFILE_USERS), e também sobre  o 12c Enterprise Database Manage Express, que perdeu funcionalidades no flashback.

TEMA: CHANGES IN WEBLOGIC 12C EVERY ADMINISTRATOR MUST KNOW

PALESTRANTE: BRUNO BORGES

Bruno Borges apresenta todas as novas funcionalidades do Weblogic12c e suas implementações na administração do produto. Mostrou em tempo real a criação de novos nós, além de ensinar algumas funcionalidades escondidas, como a instalação silenciosa através de um response file.

TEMA: ORACLE MULTITENANT IN THE REAL WORLD

PALESTRANTE: ROY SWONGER

Nessa palestra Swonger apresentou a movimentação de Banco de Dados para outros containers, explicou a criação de banco de dados pelo DBCA (recomendado) e por linha de comando, criação de um pluggable database, e o upgrade e plugin como PDB.

Networking Café

O evento em si tem melhorado a cada edição. O Networking Café funciona como um verdadeiro momento de networking e troca de experiências e cartões entre os diversos profissionais Oracle presentes. Além da oportunidade de encontrar os principais expoentes da tecnologia Oracle nos corredores, e absorver os máximo de informação desses inestimáveis encontros.

Encerramento

Como em anos anteriores, a evasão é sempre muito pequena. A qualidade das palestras somadas aos brindes e brincadeiras ao final, seguram os participantes até o último minuto.

Conclusão

O GUOB Tech Day 2014 superou em vários aspectos o já excelente evento do ano passado. Firmando assim a sua marca como o melhor evento sobre tecnologia Oracle no Brasil. Esperamos ansiosos pela edição de 2015, aguardando pelas boas surpresas que a equipe do GUOB reservará para o próximo ano.

Se você perdeu a edição 2014 do GUOB Tech Day, a dica é que se programe e não perca a edição de 2015 !

Agradecimentos

Nós da equipe GPO (Grupo de Profissionais Oracle) gostaríamos de agradecer ao Eduardo Hahn e toda a equipe do GUOB pela oportunidade de participar e cobrir esse grande evento.

Fotos

Abaixo as fotos que tiramos, elas estão com a qualidade Willians de fotografia, seguida e mantida pelo Bruno Reis.

Somos profissionais de TI, e não fotográfos…

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 14

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress