Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Neste artigo vou demonstrar como utilizar o recurso de Short-Circuit, para tornar as condicionais dos códigos mais eficientes.
A maiorias das linguagens de programação suportam este recurso, que propõe que, quando aplicada mais de uma condição em uma cláusula de decisão, assim que a primeira seja atendida, as próximas são descartadas.
Por exemplo:
DECLARE v_numero INTEGER := 100; BEGIN IF (v_numero > 0) AND (v_numero / 2) = 0THEN DBMS_OUTPUT.PUT_LINE('A Divisão resulta um valor par positivo'); ENDIF; END;
Veja acima que, para ser visualizada a mensagem, as duas condições devem ser satisfeitas. Caso a primeira condição não seja satisfatória (v_numero > 0), o Oracle não verifica a segunda condição ((v_numero / 2) = 0).
Podemos utilizar isso ao favor do desempenho da aplicação. Abaixo, vamos montar o cenário para efetuarmos os testes de desempenho.
- Crie a estrutura da tabela onde serão inseridos os movimentos ocorridos no estoque.
create table TB_MOVIMENTO ( ID_MOVIMENTO NUMBERprimarykey, DT_MOVIMENTO DATE, QTD_MOVIMENTADA NUMBER(4), COD_ITEM VARCHAR2(6) );
- Iremos incluir algumas movimentações de estoque algo em torno de 10 milhões registros, que serão geradas aleatoriamente, para isso utilizarei a package dbms_random, esta proveniente da própria instalação do banco de dados.
declare v_dt dbms_sql.date_Table; --Cria vetor do tipo data v_qtd dbms_sql.Number_Table; --Cria vetor do tipo numérico v_qtd_registro NUMBER := 10000000; --Quantidade de registro begin --Gera os registro de data de movimento em um dia. for dd in1..v_qtd_registro loop v_dt(dd) := SYSDATE - dbms_random.value(1,365); endloop; --Termina o processo dbms_random.terminate; --Popular as datas geradas aleatoriamente dbms_random.seed(99999); --Gera os registros de quantidade movimentada for dd in1..v_qtd_registro loop v_qtd(dd) := dbms_random.value(1,100); end loop; for dd in1..v_dt.countloop --Insere as movimentações insertinto tb_movimento (id_movimento, dt_movimento, qtd_movimentada, cod_item) values (dd, v_dt(dd), v_qtd(dd), 'CDROM'); IF(dd/500 = 0)THEN COMMIT; ENDIF; endloop; commit; end;
Após criada nossa estrutura, vamos efetuar os testes.
Em nosso cenário, o programa deve listar se a quantidade de movimentações ocorridas no mês 06 é maior que 10 mil registros. Para contar esses registros utilizarei uma função.
Primeiramente, vamos fazer do modo mais lento, colocaremos a clausula que demanda mais tempo em primeiro no IF.
SQL> DECLARE FUNCTION FNC_QTD_MES(P_MES INVARCHAR2) RETURNNUMBERIS V_QTD NUMBER; BEGIN SELECTCOUNT(*) INTO V_QTD FROM TB_MOVIMENTO WHERE TO_CHAR(DT_MOVIMENTO, 'mm') = P_MES; RETURN V_QTD; END FNC_QTD_MES; BEGIN IF (FNC_QTD_MES(TO_CHAR(SYSDATE, 'mm')) > 10000AND TO_CHAR(SYSDATE, 'mm') = '06') THEN DBMS_OUTPUT.PUT_LINE(A => 'A quantidade de movimentos para o mês 6 é superior à 10 mil registros!'); ENDIF; END; / PL/SQL procedure successfully completed in 19.391 seconds
Veja que acima, sempre a função será chamada para o determinar se a condição é verdadeira em todas as execuções do processo. Caso a função retorne mais de 10 mil, a próxima clausula também será verificada.
Podemos ganhar em performace se invertemos as clausulas. Assim, primeiramente será verificado se o mês corrente é Junho, caso não seja, não será executada a função.
SQL> DECLARE FUNCTION FNC_QTD_MES(P_MES INVARCHAR2) RETURNNUMBERIS V_QTD NUMBER; BEGIN SELECTCOUNT(*) INTO V_QTD FROM TB_MOVIMENTO WHERE TO_CHAR(DT_MOVIMENTO, 'mm') = P_MES; RETURN V_QTD; END FNC_QTD_MES; BEGIN IF (TO_CHAR(SYSDATE, 'mm') = '06'AND FNC_QTD_MES(TO_CHAR(SYSDATE, 'mm')) > 10000) THEN DBMS_OUTPUT.PUT_LINE(A => 'A quantidade de movimentos para o mês 6 é superior à 10 mil registros!'); ENDIF; END; / PL/SQL procedure successfully completed in 0 seconds
Após inverter a condição, verificando primeiro se a data de execução do processo é o Mês Junho, baixamos o tempo de 19 segundos para 0 segundo.
Conclusão
Veja que aquela máxima de a ordem dos fatores não altera o resultado não é plenamente verdade para as condicionais. Claro que existe ressalvas, mas colocar primeiramente as clausulas de menor tempo de execução, pode ajudar com o desempenho do processo.
Abraços

É formado em Análise de Sistemas pela Uniban. Possui 9 anos de experiência em análise, implementação e desenvolvimento de softwares com Oracle Forms/Reports, PL/SQL. Também possui experiência de 5 anos em WebTool Kit, HTML, JavaScript, XML, CSS e APEX, além de conhecimentos em JAVA e Delphi. Possui certificação Oracle Advanced PL/SQL Developer Certified Professional 11g. Em sua experiência profissional teve a oportunidade de participar de diversos projetos, dos quais pode-se destacar migrações de sistemas de arquivos indexados em Cobol para banco de dados Oracle; tunning em camada de aplicações e camada de banco de dados; administração de banco de dados Oracle 9i e 10g; modelagem relacional de dados utilizando Erwin; migração do Forms 6i para Forms IAS 10g; levantamento, análise e desenvolvimento de software em Delphi com Oracle, Oracle WebTool Kit e APEX 4.0.1. Atualmente trabalha em uma empresa petroquimica, na qual atua como Desenvolvedor Oracle EBS (OA 11.5.10), desenvolvendo customizações para todos os módulos, nos padrões e recursos do ERP, utilizando PL/Sql, Forms 6i, Reports 6i, Discover, WorkFlow e APEX.