Busca ignorando acentuação em relatórios no Apex
Olá pessoal,
hoje vamos falar sobre como fazer para a busca no Apex ignorar a acentuação das palavras, o til e a cedilha.
Se criarmos uma aplicação utilizando a configuração padrão e buscarmos no relatório interativo pelo termo ‘Jose’ (sem acento!), não há dados encontrados conforme imagem abaixo.

Entretanto, se buscarmos pelo termo ‘José’ (com acento) resultados são apresentados.

Isso é muito chato para o usuário, pois é difícil saber quando um nome foi escrito com ou sem acento. Não é mesmo?
Para resolver isto, basta seguir os seguintes passos:
Passo 1) Em Componentes Compartilhados, clique em “Atributos de Globalização“.

Passo 2) No campo “Comparação de Valor do Caractere” digite “BINARY_AI” e no campo “Procedimento de Comparação de Valor do Caractere” selecione “Linguístico”.

Passo 3) Clique em “Aplicar Alterações“
Nota: a função não funciona para o item “Campo de Texto com preenchimento automático” (“Text Field with autocomplete”)
Agora ao pesquisar por “Jose” (sem acento), repare que aparecem resultados.

Essa configuração resolve também o problema da cedilha e do til.
Espero que tenha gostado!
Até a próxima.

Engenheiro de Computação formado pelo Instituto Militar de Engenharia; MBA em Gestão de TI pela Universidade Cândido Mendes; Pós-graduação em Criptografia e Segurança em Redes pela Universidade Federal Fluminense. Possui as certificações: Oracle Apex Developer Expert; Oracle Database SQL Expert e Professional Scrum Master. Foi professor universitário das disciplinas: Banco de dados, Projeto de sistemas, Projetos Orientado a Objetos, Java e Java para web. Participou da trilha Apex do ODTUG Kscope 2012 em San Antonio, Texas e ODTUG Kscope 2016 em Chicago, Illinois. Trabalhou como Engenheiro de Sistemas para o Exército Brasileiro por 6 anos participando do desenvolvimento de projetos de sistema de Comando e Controle, Radar e Guerra Eletrônica. É o atual vencedor da competição mundial de desenvolvimento de jogos em Apex (ODTUG Apex Gaming Competition). Atualmente, trabalha como gerente de desenvolvimento descentralizado do Tribunal de Contas da União utilizando a ferramenta Oracle Apex. É membro do grupo de usuários Oracle do Brasil (GUOB) e do Grupo de usuários de ferramentas de desenvolvimento Oracle dos Estados Unidos (ODTUG).