GPO ( Grupo de Profissionais Oracle )
A maior comunidade Oracle do Brasil !

[ E-BOOK GRÁTIS ] Defensive Database Programming with SQL Server

Defensive Database Programming with SQL Server

Você conhece a dBooks ? É uma plataforma de e-books que disponibiliza centenas de livros que são licenciados pela Creative Commons License (CC BY-SA).

Isso significa que você pode baixar gratuitamente qualquer um dos livros sobre essa licença !

O livro de hoje é o Defensive Database Programming with SQL Server.

Defensive Database Programming with SQL Server

O código T-SQL resiliente é um código projetado para durar e ser reutilizado com segurança por outros. O objetivo da programação defensiva de banco de dados, o objetivo deste livro, é ajudá-lo a produzir código T-SQL resiliente que lida de maneira robusta e elegante com casos de uso não intencional e que seja resiliente a mudanças comuns no ambiente de banco de dados.

Freqüentemente, como desenvolvedores, paramos de trabalhar assim que nosso código passa em alguns testes básicos para confirmar que produz o ‘resultado certo’ em um determinado caso de uso. Não paramos para considerar quais outras maneiras possíveis em que o código pode ser usado no futuro, ou como nosso código responderá a mudanças comuns no ambiente do banco de dados, como uma mudança na configuração de idioma do banco de dados ou uma mudança no anulabilidade de uma coluna da tabela e assim por diante.

No curto prazo, essa abordagem é atraente; fazemos as coisas com mais rapidez. No entanto, se nosso código for projetado para ser usado por mais do que apenas alguns meses, então é muito provável que tais mudanças possam e irão ocorrer, e o resultado inevitável é código quebrado ou, pior ainda, código que silenciosamente começa a se comportar de maneira diferente , ou produzir resultados diferentes. Quando isso acontece, a integridade de nossos dados é ameaçada, assim como a validade dos relatórios nos quais muitas vezes se baseiam as decisões críticas de negócios. Nesse ponto, meses ou anos depois, e muito depois que o desenvolvedor original saiu, começa o processo meticuloso de solução de problemas e correção do problema.

Não seria mais fácil evitar que toda essa solução de problemas aconteça? Não seria melhor gastar um pouco mais de tempo e esforço durante o desenvolvimento original, para economizar muito mais tempo na solução de problemas, correção de bugs, novo teste e reimplantação?

É disso que se trata a programação defensiva: aprendemos o que pode dar errado com nosso código e aplicamos proativamente esse conhecimento durante o desenvolvimento. Este livro está repleto de exemplos práticos e realistas dos tipos de problemas que afetam os programas de banco de dados, incluindo:

  • Mudanças em objetos de banco de dados, como tabelas, restrições, colunas e procedimentos armazenados
  • Mudanças nos níveis de simultaneidade e isolamento
  • Atualizações para novas versões do SQL Server
  • Mudanças nos requisitos
  • Reutilização de código
  • Problemas que causam perda de integridade de dados
  • Problemas com tratamento de erros em T-SQL

Em cada caso, ele demonstra abordagens que o ajudarão a entender e impor (ou eliminar) as suposições nas quais sua solução se baseia e para melhorar sua robustez. Em última análise, o livro ensina como pensar e desenvolver defensivamente e como identificar e eliminar de forma proativa as vulnerabilidades potenciais no código T-SQL.

Para efetuar o download do livro, CLIQUE AQUI !

Share

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.