Pular para o conteúdo

Conceitos DevOps

Conceitos DevOps

O instrutor Claudio Antonio da Silva está disponibilizando GRATUITAMENTE na Udemy o curso Conceitos DevOps.

Abaixo a descrição do curso

Você que trabalha em uma infraestrutura sabe que tem diversas áreas na atuação para manter um ou diversos serviços para gerar valor ao cliente.

Nem sempre empresas públicas ou privadas tem definido um processo, boas práticas ou ferramentas ágeis, e isso gera uma dúvida atrás da outra para o usuário final, cliente, Desenvolvimento e Operações. Evoluir este ambiente então fica cada vez mais difícil virando uma bola de neve, vivemos então um Hell Standard.

Neste cenário temos duas equipes protagonistas, entre elas temos um bloqueio chamado de muro das confusões que cresce a cada ticket aberto em um ambiente sem padrão, as protagonistas aqui são: Desenvolvimento e Operações.

O problema se inicia quando o desenvolvimento envia pacotes para operações fazer o deploy. Neste cenário não existe similaridade entre os ambientes, no computador do desenvolvedor funciona, em homologação funciona, mas em produção não funciona, chamamos isso de DEPENDENCY HELL. Pra procurar a causa raiz leva um tempo e impacta então na velocidade do fluxo.

Aí a confusão tá formada, Operações reclama que o código está com problema, o Desenvolvimento diz que o problema é de Operações, e o conflito é inevitável.

O Desenvolvimento deve ter respostas rápidas as necessidades do negócios, então, não para, segue o jogo, mas Operações ainda tenta descobrir o porque da instabilidade, o muro das confusões aumenta entre as equipes, o fluxo é interrompido.

Com este cenário montado, não precisamos mais de preocupar-se com o DEPENDENCY HELL teste, homologação e produção serão totalmente similares.

Gargalos e transferências no fluxo serão menos recorrentes para Desenvolvimento e operações.

Os usuários finais serão beneficiados com a alta performance e escalabilidade dos serviços.

A cultura DevOps fica evidente trazendo automação e qualidade ao fluxo de valor entregando mais rápido resultados de sua aplicação ao mundo.

O treinamento está gratuito pois penso que outros valores sobrepõem o financeiro, o dinheiro é uma consequência.

Para começar o seu aprendizado, é simples ! Basta ter uma conta na Udemy e CLICAR AQUI para ser redirecionado ao curso !

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 6

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress