Pular para o conteúdo

CURSO GRATUITO DevOps: Fundamentos e ferramentas

CURSO GRATUITO DevOps: Fundamentos e ferramentas

O instrutor Miguel A. Guirao Aguilera está oferecendo o curso DevOps: Foundations and tools através da eDX.

Sobre o curso

As equipes de desenvolvimento de software frequentemente enfrentam vários problemas entre as equipes de desenvolvimento de software e de operações de sistemas. Enquanto os primeiros estão interessados ​​em oferecer atualizações frequentes para agregar valor e melhorias à experiência do usuário, os segundos investem em salvaguardar o valor do produto entregue por meio de plataformas ou softwares e sua forma de alcançá-lo é mantendo um ambiente estável para os usuários. .

O mercado atual exige que as organizações e empresas da nova era digital sejam ágeis na entrega de software e melhorem as suas aplicações e plataformas web. Além disso, novas tecnologias, como a nuvem e a virtualização, permitiram o desenvolvimento de novas ferramentas para acelerar processos e conseguir um relacionamento mais estreito entre as duas equipes.

As necessidades de velocidade e segurança em plataformas e aplicações web originaram a cultura DevOps, que capacita as equipes de desenvolvimento de software com ferramentas para garantir a estabilidade das plataformas e, ao mesmo tempo, entregar rapidamente atualizações de novas versões.

Neste MOOC você aprenderá os fundamentos da cultura DevOps. Você trabalhará com scripts e verificação de logs no Linux. Além disso, abordaremos os pilares do DevOps como Integração Contínua/Implantação Contínua, a mudança de paradigma na gestão de sistemas com Infraestrutura como Código e a criação de containers para garantir o pipeline de CI/CD.

Os tópicos apresentados neste MOOC são especialmente relevantes para desenvolvedores de software, pois lhes permite gerenciar o desenvolvimento de software de forma eficiente em escala individual ou de equipe.

Git e github são as ferramentas de versionamento de software mais utilizadas pelas equipes de desenvolvimento. Embora não sejam únicos em seu tipo, são os mais amplamente aceitos no setor.

Ao final deste curso você adquirirá as competências necessárias para gerenciar software a partir de um sistema Linux; focaremos na distribuição Ubuntu, mas os conceitos podem ser generalizados para outras distros. Da mesma forma, você aprenderá a usar diversos comandos que o ajudarão durante as operações de um projeto DevOps. Além disso, você poderá gerenciar diferentes versões de software individualmente ou como parte de uma equipe de desenvolvimento.

O que você aprenderá

  • Aprenda o contexto e as necessidades que exigem a implementação de conceitos de DevOps.
  • Você codificará o gerenciamento de versões com os padrões do setor.
  • Você entenderá a entrega de aplicações de forma flexível e eficiente com tecnologia de containers.

Essa foi uma dica da Maria Santos

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 4.7 / 5. Contagem de votos: 14

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress