Pular para o conteúdo
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 19 do total)
  • Autor
    Posts
  • #85162
    Avatar de antonioDBAantonioDBA
    Participante

      Amigos…hoje me surgiu uma curiosidade enorme….eu escuto muito falar de profissionais brasileiros Oracle com certificação OCA e OCP, entretanto, pouco escuto falar de brasileiros com certificação OCM, visto o alto nível de complexidade do exame e ter que viajar pro exterior para realizar a prova.

      Então fico na seguinte dúvida:

      Existe alguma média de quantos brasileiros possuem a certificação OCM?

      Se tiver, alguem conhece alguem? Gostaria de mais informações sobre esse exame…como funciona, as etapas…etc..

      Obrigado a atenção!

      Antonio Campos

      #85163
      Avatar de vierivieri
      Participante

        eu não conheço nenhum..nem virtualmente.

        acredito que menos que 10…

        #85176
        Avatar photoLeonardo Litz
        Participante

          Olá Antonio,

          Esses dias estavamos conversando sobre isso eu e um amigo meu…

          Que eu sabia no Brasil não ha nenhum OCM.

          Sobre a prova, vc tem que ir ao laboratorio da oracle no states… a prova é de vc instalar e administrar o banco oracle, em varias situacoes, sem ter acesso a qualquer referencia, deverá ter fluencia na lingua inglesa….

          No mundo todo quantos tem nao sei…

          Vlw Leonardo Litz

          #85180
          Avatar de CleitonHanzenCleitonHanzen
          Participante

            Opá..

            Provávelmente quem faz uma certificação destas, fica dentro da própria Oracle, trabalhando no suporte…
            Soh acho que as certificações da Oracle, estão uma palhaçada, OCP 8i era foda tirar, 9i já se tornou mais fácil, 10g é moleza…

            Acho que a OCA deveria ser de um nível médio – intermediário, OCP um nível intermediário – experiente e OCM para os super sayajins…. 🙂 , acho que tem uma lacuna muito grande entre OCP e OCM, e muito pequena entre OCA e OCP…

            #85184
            Avatar de adanelonadanelon
            Participante

              Realmente, OCM deve ser igual Super Sayajin nível 4… nunca ouvi falar de nenhum. Quando fiz o curso de DBA, o instrutor falou que a prova era lá na sede da Oracle, sendo realizada em 2 dias, com vários cenários para serem resolvidos. Na época ele comentou que custava $2.000,00, mas achei meio fora de realidade este preço.

              #85185
              Avatar de Rodrigo AlmeidaRodrigo Almeida
              Participante

                Exato!

                No Brasil não existe OCM, os profissionais que possuem OCM são muito poucos no Mundo, não chega a 100.

                Entre OCP e OCM existe mesmo um grande buraco! Pois para OCM tu tem que conhecer muito bem RAC, DW, OLTP e cada cenário é encadeado, ou seja, se tu não consegue cumprir perde os pontos e provavelmente não passo ao próximo.

                E não tem acesso a consulta, então, vai ter que saber o qu está mexendo.

                Abraços,
                Rodrigo Almeida

                #85199
                Avatar de Rodrigo MesquitaRodrigo Mesquita
                Participante

                  Aqui tem a lista dos OCM no mundo. Muita pouca gente mesmo!

                  http://www.oracle.com/technology/ocm/ocm-9i.html

                  #85222
                  Avatar de rteixeira-rprteixeira-rp
                  Participante

                    Pessoal,
                    em meados de outubro e novembro de 2008 fiz um treinamento de ITIL com um professor universitário de sampa ( vou relembrar o nome dele ).
                    O fato é que ele já é uma pessoa experiente ( acima de 50 anos ) e na apresentação do perfil dele, estava como sendo DBA Oracle, o único do Brasil certificado OCM.

                    Vou buscar o nome dele e postar para vocês.

                    acho que chama VIGAL ou algo assim…

                    []s
                    Rodrigo Cantarella Teixeira

                    #85223
                    Avatar de rteixeira-rprteixeira-rp
                    Participante

                      Caros amigos… achei q eu tava ficando louco… porque descobri o nome do instrutor de ITIL que era certificado OCM e pesquisando na NET, nao estava encontrando o perfil dele com a certificacao mencionada.

                      O nome dele é : Vidal Olavo Plessmann Gonçalves

                      mas com muito custo, encontrei o link abaixo.

                      Nao sei se é verdade, uma vez q o nome dele nao esta no lista da Oracle, porém, nao duvido.

                      O q vcs acham ???

                      veja o perfil do “Vidal Olavo Plessmann Gonçalves” no link da SOFTEX.

                      http://cps.softex.br/agenda_interna.php?ag=124

                      []s
                      Rodrigo Cantarella Teixeira

                      #85224
                      Avatar de vierivieri
                      Participante

                        Ta aí um bom sujeito para palestrar na ENPO em maio!

                        talvez sobre o tema, ” carreira em banco de dados”….

                        oque acham o curriculo dele é o melhor que já vi!!!

                        #85335
                        Avatar de YokeYoke
                        Participante

                          😯 Disseram:
                          “Acho que a OCA deveria ser de um nível médio – intermediário, OCP um nível intermediário – experiente e OCM para os super sayajins…. , acho que tem uma lacuna muito grande entre OCP e OCM, e muito pequena entre OCA e OCP…”
                          😯

                          O que talvez o pessoal só pense em tirar a certificação, mas existem dois pontos que acho que vale ressaltar para meditarmos:
                          Primeiro ponto
                          Quem disse que N tentativas não qualificam em melhor ou pior ? E quem sabe não vai obrigar daqui a pouco a reciclar os “acho facil e não passou” kkkk
                          Segundo ponto
                          Quem disse que para atingir um grau de instrutor da Oracle, não se precisa ter acima de % x ?

                          E ainda falo outra, o que adianta uma certificação OCA e OCP, sem um curriculum adicional de experiência com servidores que muitas vezes são o alvo de quem quer contratar ou adquirir consultoria, ou seja, experiência!!!!

                          OCM 10g tem 1 brasileiro no site da Oracle sim! Menezes acho !

                          Por isso vou respeitar os OCA e OCP, mas vale o profissional que o cara talvez seja, do que o tipo de certificação.

                          #85337
                          Avatar de rteixeira-rprteixeira-rp
                          Participante

                            Também respeito os já certificados.

                            Aos que não fizeram as provas, vale a pena estudar e fazê-las, ou fazê-las sem estudar, o que for melhor para vocês.

                            Lembro-me que quando estudei para OCA Developer, o primeiro simulado que fiz, foi um fiasco. Isto porque já tinha uns tantão de anos de experiência. Não que pela minha experiência eu devia ser o bonzão, mas o tempo de trabalho ajuda muito nesta hora.

                            Também vi alguns amigos não irem bem, por não estudarem para prova. Tem muita coisinha que não é usado no dia a dia mas que vale a pena saber que existe ( minha opiniao ).

                            []s
                            Rodrigo C. Teixeira

                            #85350
                            Avatar de Rodrigo AlmeidaRodrigo Almeida
                            Participante

                              Retificando.

                              Verdade! Existe sim um OCM no Brasil, que está trabalhando em Brasilia.

                              http://www.oracle.com/technology/ocm/ajunior.html

                              Abraços,
                              Rodrigo Almeida

                              #85351
                              Avatar de Ricardo Portilho ProniRicardo Portilho Proni
                              Participante

                                Na época do Oracle 8, era só fazer N cursos da Oracle que o cara já virava OCM. Conheci alguns assim no Brasil.

                                Mas OCM de prova mesmo, como o Rodrigo falou, só achei um na página dos OCMs.

                                #85355
                                Avatar de Rodrigo AlmeidaRodrigo Almeida
                                Participante

                                  Exatamente…

                                  O Portilho falou uma coisa boa de lembrar, antigamente, quando para ser OCP 8i tinha que realizar 5 provas, se o profissional fizesse mais provas, ele teria uma Special Acreditation (Na epóca chamada de Master – OCM).

                                  Mas, a certificação OCM mesmo (Oracle Certified Master), é a partir do 9i, e começou a ter provas práticas para se tornar um Master, até mesmo para nivelar o conhecimento do profissional.

                                  Foi bem lembrando Portilho!!!

                                  Abraços,
                                  Rodrigo Almeida

                                Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 19 do total)
                                • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                                plugins premium WordPress