Pular para o conteúdo

1º lição: Putty

Pessoal!

Quanta coisa estou vendo neste novo trabalho!

A principal novidade é o ambiente AIX de um de nossos clientes, que é acessado via Putty… “adeus empurra-mouse”.

Falando em Putty: Ele é um programa de acesso remoto, muito utilizado em ambientes UNIX – via linha de comando. É legal porque, entre outras coisas, não precisa instalar, além de ser fácil configurar.

Pra quem está começando, algumas dicas:

A – Nunca feche uma janela sem antes encerrar sua sessão! Em vez de usar o “X” no canto da janela, digite o comando de logout (exit, logout, etc..).

B  – Evite o uso do backspace… esta tecla tem uma função um pouco diferente no Unix.

C – Salve a conexão com um nome que a identifique: Esta história de nomear tudo como “teste” ou com o seu nome uma hora vai te confundir…

1- Configurações de logging – aqui dá para configurar a gravação de logs, muito legal para salvar novos comandos no seu computador, ou armazenar um histórico do que foi feito durante sua sessão.

2 – Configuração de teclado: Aqui, escolha a opção Control-H para deixar a tecla Backspace mais “amigável”, e a opção VT100+. Isto ajuda muito ex-usuários windows.

3 – Este é o IP do servidor para conexão.

4 – O Nome da sessão que está sendo configurada

5 – Outras sessões salvas. Observe que podem ser adicionadas várias sessões, e para cada uma delas pode haver uma configuração diferente (como o local onde será salvo o log).

6 – Load – Para carregar uma sessão salva (vc escolhe uma da lista e clica em load, para carregar suas configurações e poder conectar).

7 – Save – Salva configurações de sessão; serve também para adicionar uma nova (cuidado com os nomes! Como dito, não recomendo “teste” nem seu nome, heheh).

8 – Delete – para apagar uma sessão salva (sabe aquela sessão teste? então…)

9 – Open – Para, enfim, conectar-se! Duplo clique sobre o nome da sessão também serve.

Ufa! Quanta coisa, não! Bem, se houver mais alguma coisa pra acrescentar, eu agradeço! Até porque, este é o meu 4º dia!!!

No próximo post, darei algumas dicas de UNIX.

Um abraço!

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Marcações:

6 comentários em “1º lição: Putty”

  1. Avatar de João Araújo Costa

    O putty é excelente mesmo, tem uma ferramenta que utilizamos em conjunto com putty, chamada putty manager, que nos traz muita facilidade, pois podemos automatizar alguma rotinas, pois ele permite executar macros, com isso é possível logar no servidor e executar um script ou uma rotina apenas abrindo uma sessão.

    http://puttycm.free.fr/

    Uma importante utilidade do putty é a possibilidade de se fazer Tunnels, muito útil na hora de instalar algum aplicativo que exige o uso da interface gráfica, ou transferências de arquivo direto da estação para o servidor, usando um gateway.

  2. Avatar de Lílian Barroso

    Mais uma dica: No campo host name pode ser inserido o nome do usuário na frente do ip: Isto facilita na hora de conectar, pois ele pedirá apenas a senha na hora da conexão. Exemplo:

    oracle@192.168.121.33

    (entra com o usuário oracle no servidor 192.168.121.33)

    Um abraço,
    Lílian Barroso

  3. Avatar de Richard Farias

    Olá Lilian, tudo bem ? Gostei muito das dicas e da linguagem como redigiu este tutorial. Me ajudou bastante, principalmente em relação a questão de logs. Você está de parabéns, As mulheres sempre surpreendendo em todos aspectos. Obrigado !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress