GPO ( Grupo de Profissionais Oracle )
A maior comunidade Oracle do Brasil !

ERP??? O que é isto???

Sei que muitos aqui sabem o que é um ERP, mas também sei que alguns não têm nem idéia do que se trata. Procurei algumas definições na net a fim de tentar explicar de uma forma clara e objetiva o que exatamente é um sistema ERP, quais são suas vantagens, desvantagens e qual o passo-a-passo para a implantação de um sistema desses.

Definição de ERP

ERP (Enterprise Resource Planning) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema (Laudon[1], Padoveze[2]). A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).

Passo-a-passo de um projeto ERP

Fase 1 – Raio X
Esta é a fase do projeto onde os processos e as práticas de negócio são analisados. É o momento em que a companhia é profundamente observada e quando é definida a necessidade de uma solução ERP..
Fase 2 – Desenvolvimento
É neste momento que uma aplicação é escolhida e configurada para uma companhia. Também são definidos o modelo de funcionamento da solução e outros aspectos do ambiente.
Fase 3 – Teste
Aqui a solução de ERP é colocada em um ambiente de teste. É quando os erros e falhas são identificados, para realização das correções necessárias.
Fase 4 – Treinamento
Todos os profissionais são treinados no sistema para saber como utiliza-lo antes da implementação ser concluída.
Fase 5 – Implantação
O software de ERP é finalmente instalado na companhia e se torna funcional aos usuários.
Fase 6 – Avaliação (Homologação)
A solução de ERP é avaliada, observando-se o que é necessário melhorar e o que está ou não funcionando adequadamente. Esta é apenas uma avaliação geral do projeto ERP para referências futuras.
Uma observação válida em um sistema de ERP é o uso de uma ferramenta de Business Intelligence (BI) para que todos os dados gerados sejam transformados em informações gerenciais e assim haver um plano de melhorias e/ou ação. Tal ferramenta é associada ao sistema de ERP e usa os dados contidos para que seja feito esse levantamento de informações necessarias a todos os gerentes, diretores e demais responsáveis administrativos da organização.

Vantagens do ERP

Algumas das vantagens da implementação de um ERP numa empresa são:
• Eliminar o uso de interfaces manuais
• Reduzir custos
• Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência)
• Otimizar o processo de tomada de decisão
• Eliminar a redundância de atividades
• Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado
• Reduzir as incertezas do lead-time

Desvantagens do ERP

Algumas das desvantagens da implementação de um ERP numa empresa são:
• A utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada;
• Altos custos que muitas vezes não comprovam a relação custo/benefício;
• Dependência do fornecedor do pacote;
• Adoção de melhores práticas aumenta o grau de imitação e padronização entre as empresas de um segmento;
• Torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior, por exemplo. Logo, as informações têm que ser constantemente atualizadas, uma vez que as informações são em tempo real (on line), ocasionando maior trabalho;
• excesso de controle sobre as pessoas, o que aumenta a resistência à mudança e pode gerar desmotivação por parte dos funcionários.

[fonte: Wikipédia]

Share

You may also like...

3 Responses

  1. Mauro Rosaário Cerqueira disse:

    Boa noite Rodrigo, sou estudante do curso de Administração com Hab. em Análise de Sistemas da Faculdade Santíssimo Sacramento na Cidade de Alagoinhas no Estado da Bahia.
    Bem o motivo do meu contato é o seguite: estou em processo de confecção do me TCC, que tem como base o estudo do ERP como auxilio do gestor na tomada de decisões. Eu gostaria de saber de você sugestões de fontes bibliográficas, onde acha-las e se você pode mandar para mim algum material que me ajude nessa caminhada.
    Ciente do esforço,
    Subscrevo-me

    Mauro Rosário Cerqueira

  2. Antonio Campos disse:

    Ótimo Post. Adorei. Parabéns Rodrigo!

  3. Ótima iniciativa

    Abraços,
    Ranieri Marinho de Souza
    Segurança da Informação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.