Pular para o conteúdo

Oracle MLE: Desenvolvimento de aplicativos modernos com GraalVM no Oracle Database 23c

Simplifique a criação de aplicativos baseados em dados com JavaScript

Sobre o evento

ORACLE MLE

O Multilingual Engine (MLE) da Oracle, desenvolvido com GraalVM, oferece um mecanismo JavaScript aprimorado e de alto desempenho no Oracle Database 23c no Linux x86-64.

A adoção do paradigma Smart DB, que combina PL/SQL e Java, tem sido uma prática comum para otimizar o processamento de dados nos bancos de dados. No entanto, uma nova era se inicia com a possibilidade de aproveitar também a linguagem JavaScript nesse contexto. Essa inclusão permite que uma vasta comunidade de desenvolvedores participe ativamente do desenvolvimento e aprimoramento dessas soluções, ampliando ainda mais as possibilidades.

A integração do JavaScript como uma linguagem adicional no paradigma Smart DB oferece várias vantagens significativas. Em primeiro lugar, o desempenho do processamento de dados é grandemente otimizado. A combinação de PL/SQL e Java já proporcionava uma execução rápida e eficiente, mas a incorporação do JavaScript permite que certos cálculos e manipulações de dados sejam executados diretamente no banco de dados, sem a necessidade de trazer os dados para a camada de aplicação. Isso resulta em uma maior velocidade de processamento e, consequentemente, em uma experiência mais ágil para os usuários. Além disso, a escalabilidade do sistema é aprimorada com a introdução do JavaScript no paradigma Smart DB.

A linguagem de programação é conhecida por sua capacidade de lidar com grandes volumes de dados e operações complexas. Ao permitir que o JavaScript seja aproveitado no processamento de dados, o banco de dados se torna mais robusto e capaz de lidar com um número crescente de solicitações simultâneas, sem prejudicar a performance. Outro benefício importante é a segurança proporcionada pelo uso do JavaScript no processamento de dados. A linguagem possui recursos avançados de segurança, como a prevenção de ataques de injeção de código e verificações rigorosas de tipos de dados. Ao incorporar essas funcionalidades no paradigma Smart DB, é possível garantir a integridade e a confidencialidade dos dados armazenados no banco de dados, protegendo-os contra potenciais ameaças. Além das vantagens técnicas, a inclusão do JavaScript no paradigma Smart DB também traz benefícios práticos para os desenvolvedores.

Com o acoplamento flexível entre o frontend e o banco de dados, é possível criar aplicativos modernos de forma mais eficiente e estruturada. Os desenvolvedores podem aproveitar os recursos e bibliotecas populares do JavaScript para criar interfaces de usuário atraentes e interativas, enquanto se beneficiam da poderosa capacidade de processamento do banco de dados. Em resumo, a adoção do JavaScript no paradigma Smart DB representa um avanço significativo no processamento de dados nos bancos de dados. Essa inclusão não apenas amplia a comunidade de desenvolvedores envolvidos nesse contexto, mas também oferece vantagens em desempenho, escalabilidade e segurança. Além disso, o acoplamento flexível entre frontend e banco de dados proporciona uma experiência de desenvolvimento mais eficiente e a possibilidade de criar aplicativos modernos e atrativos. A união desses elementos fortalece a capacidade dos bancos de dados em lidar com as demandas cada vez maiores do mundo digital.

Durante a sessão faremos uma visita guiada ao JavaScript Live Lab: após uma introdução ao Live Lab em si, você poderá explorar o conteúdo do laboratório no seu próprio ritmo. Sempre que você quiser fazer uma pausa e refletir ou ficar preso no caminho, os instrutores estarão lá para ajudá-lo a se mover novamente. Tudo que você precisa é de uma conta Oracle, o banco de dados será executado em um ambiente de nuvem fornecido pela Oracle, disponível por meio de um navegador da web.

Quando: 05 de Dezembro de 2023
Horário: 11:00 BRT
Idioma: Inglês


Calendário de Eventos/Treinamentos

A calendar of events
2024Abr
DSTQQSS
15
7812
141519
21232526
28

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress